fbpx

Estruturar meu negócio em um espaço de coworking vale a pena?

Essa é uma pergunta que deveria ser feita quando você está pensando no seu negócio. Sabemos que um coworking não é a primeira alternativa para a maioria, uma vez que o conceito tradicional de escritório próprio ainda é o mais lembrado. Mas entendemos que uma parcela dos negócios pode se beneficiar muito de espaços compartilhados de trabalho.  

Avaliando o cenário que vivemos e as novas (nem tanto assim) formas de trabalho remoto e híbrido que se tornaram populares, talvez seja o momento certo para você planejar novas experiências para 2022. 

Comece avaliando aquilo que pode ser medido e que impacta no seu fluxo de caixa (e dói no bolso).

  • Onde você está faz sentido? Se você aluga um espaço, reveja seus custos com aluguel, água, luz, IPTU, condomínio e a própria estrutura física, veja se ela é compatível com o que seu negócio realmente necessita para operar. Você pode concluir que poderia enxugar sua estrutura, sem perder o valor do seu negócio e aumentar sua margem de lucro. Agora, se você está começando seu negócio em casa ou está no trabalho remoto, reveja igualmente seus custos. Afinal você está usando tudo que o seu negócio precisa para operacionalizar, incluindo os custos descritos acima. Na sua precificação ou no seu salário, isso deve ser considerado.
  • Quais os serviços que você precisa manter? A lista pode ser grande e variada, mas vamos rever aqueles mais comuns para qualquer negócio, começando com uma boa conexão de internet, onde a contratação de mais de uma operadora pode ser imprescindível. Seguimos com outras necessidades como a segurança do local, o seguro empresarial, eventuais manutenções no local e na mobília do escritório, limpeza diária e aqueles consumíveis tão necessários, como o café. Veja pontualmente o quanto isso impacta na sua estruturação financeira.  

Colocou no papel? Avaliou o fluxo de caixa? Repensou o seu dia a dia e ainda assim, falta alguma coisa?

Pense agora naquilo que não pode necessariamente ser medido, mas que impacta no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

  • Quanto valor tem seu tempo? Imagine você e sua empresa utilizando o tempo exclusivamente para o desenvolvimento do negócio, sem se preocupar com o pagamento de dezenas de boletos e todos os custos que são requeridos para mantê-lo. Em um coworking você usufrui de uma estrutura operacional já pronta e especializada, com tudo o que um escritório precisa e ainda conta com recepcionistas para seus clientes e gerenciadores das suas correspondências. Você contrata um único serviço, as saídas no fluxo de caixa diminuem e valoriza seu tempo.
  • Você e seu negócio estão bem sozinhos? O dia a dia de um empresário pode ser solitário e com a pandemia nos isolando ainda mais, repense a sua necessidade de compartilhar ideias de vez em quando. A sua equipe também pode estar precisando de alguma inspiração externa. Em um espaço de coworking, você encontra o ambiente perfeito para um networking, sem perder sua privacidade e foco para o trabalho. Se você está feliz e seu negócio está crescendo, você é uma inspiração para quem compartilha os dias com você. Se, por outro lado, as coisas não estão saindo como planejado, existe sempre a possibilidade de alguém ajudar. 

E então, faz sentido compartilhar um espaço de trabalho e serviços de um coworking para você? Se a resposta for SIM, se planeje para ter essa experiência no próximo ano!

No Lote 779 Coworking você encontra todas as vantagens que um escritório compartilhado propicia e uma equipe com experiência em facilitar o seu dia a dia. 

Estamos te esperando!

Categories: Notícias

Close

Conheça nossas possibilidades

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.