fbpx
, Notícias

Sofrendo com baixo engajamento? A culpa pode ser da chamada “fadiga de marca”!

Cada vez que você olha as métricas de engajamento é uma decepção? A gente vai te explicar o por quê disso estar ocorrendo.

Ainda que você não perceba, pode estar ocorrendo de várias formas. Com o seu e-mail marketing (se você usa essa estratégia), nas suas redes sociais, na sua comunicação como um todo: online e também offline. Sim, você pode estar cansando sua audiência e causando a fadiga de marca!

Mas por que sua audiência está dando uma de Jaiminho, o Carteiro, e querendo evitar a fadiga? Será que você não tem um bom conteúdo? Na verdade, não se trata somente do valor do seu conteúdo, da mensagem em si. A fadiga de marca ocorre também devido a frequência com que as mensagens são enviadas.

Certamente isso já deve ter acontecido com você. 

Você assina uma newsletter de um conteúdo específico, por exemplo, sobre dicas de receitas veganas. E quando você se dá conta, você está sendo inundado com uma correnteza de mensagens. Quer dizer, ali no meio, devem ter e-mails com dicas legais, convites que até valeriam a pena aceitar., de lives ou webinars, por exemplo. Acontece que é um saco ter que ficar se perguntando: será que esse é um e-mail que vale a pena eu abrir? Tem informação útil para mim, ou é realmente uma perda do meu tempo (que é mais precioso do que nunca)?

Então, chega um momento em que você recebeu tantos e-mails, que passou a adotar como comportamento padrão apenas ir deletando. Pois bem, com sua audiência o processo é exatamente o mesmo. Isso ocorre também com seus seguidores nas redes sociais, que chegam em busca de um tipo de conteúdo, e quando se dão conta, estão sendo bombardeados por um monte de “enche linguiça” (seja no feed, nos stories, ou em qualquer espaço). 

E o resultado, você vem constatando nas suas métricas, ao observar seus números caírem e suas taxas de engajamento não apresentarem nenhum crescimento. 

Fadiga de marca: entenda porque o excesso de mensagens cansa sua audiência

A fadiga de marca ocorre quando há mensagens demais sendo enviadas à sua audiência, constantemente, como você já deve ter entendido se chegou até aqui. Com essa overdose de mensagens, sua audiência passa a ver a mesma marca, as mesmas cores, o mesmo nome, a mesma pessoa e empresa, o mesmo logo, enfim, tudo igual e repetidamente. Com isso, o seu conteúdo e a sua marca acabam por se tornar apenas ruído de fundo. 

Isso ocorre porque o cérebro passa a operar num modo onde ele passa a  filtrar as mensagens que recebe, já que ele não consegue mais reter nada, graças ao grande volume de informações que foram enviadas a ele. O excesso de mensagens exige que haja um mecanismo de filtragem e, esse mecanismo, começa a identificar esse excesso e associá-lo à sua marca, seu logo e até seu nome, gerando instantaneamente a necessidade de utilização desse filtro. 

Quando sua comunicação começa a passar por esse filtro constantemente, você passa a ter menos importância na hierarquia de interesse da sua audiência, indo lá para o fundo da pirâmide de interesses. É aí que vem o comportamento de deletar seu conteúdo sistematicamente (ou de ignorá-lo, até que ele não apareça mais no feed, nos stories, etc).

Conteúdo pobre ou pouco frequente: esses também podem ser os motivos por trás da fadiga de marca

Você também cansa a sua audiência quando o conteúdo que você produz e envia tem pouco valor ou não tem uma frequência que mereça receber atenção. Criar apenas um ou dois conteúdos ricos – entre uma dezena (ou centena) de conteúdos de pouco valor -, tem como consequência esse engajamento pobre, “tímido” (mais ou menos como aconteceu no exemplo que demos acima, sobre receitas veganas), justamente porque o cérebro da audiência aplica o mesmo tipo de filtragem.

Outro motivo que pode fazer com que um usuário se canse de alguma marca é o fato de ele não poder controlar e ajustar as mensagens que recebe. Quando não existe esse centro de controle de e-mail, especialmente, onde ele escolhe quantas vezes exatamente quer receber as mensagens, ou quais atualizações realmente lhe interessam, ou sobre quais campanhas quer receber notificações, a propensão para que haja a fadiga de marca aumenta exponencialmente.  

Portanto, se sua frequência de mensagens é alta ou muito alta, e o seu usuário é obrigado a receber e ter contato com todas as mensagens, inevitavelmente, você acaba frustrando seu leitor. Cansando ele.Causando fadiga!

E aí? identificou esse comportamento na comunicação da sua empresa?

Então, não se preocupe. No próximo texto falaremos sobre como resolver esse problema de estratégia de comunicação. Acompanhe!

Colaboração de Yaundé Narciso* com base no texto de Rand Fishkin (Moz)

*Jornalista, especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais e coworker do Lote 779 desde 2018

Post Your Thoughts

Close

Agende sua visita!

Would you like to see our space before joining? Come and visit our coworking space. Please fill out the form and our manager will get back asap.