Um novo mundo está se apresentando.

19 de maio de 2020 Notícias

As relações estão mais virtuais que nunca, o trabalho ainda mais remoto que antes. A situação atual, que chegou antes mesmo de conseguirmos entender as consequências e as reais proporções que tomaria, nos faz repensarmos diariamente nossas vidas e a sustentabilidade dos nossos negócios.

O fato é que atingiu a todos. O ano de 2020, que começou com uma certa esperança, se revelou ainda mais desafiador, em um primeiro momento, do ponto de vista da saúde pública e agora, no quinto mês do ano, a instabilidade econômica nos assombra.

O que fazer diante desse cenário de incertezas? Estamos sentindo por aqui que as empresas estão se readequando as suas possibilidades e revendo suas reais necessidades. Tem anos que a economia colaborativa e espaços de trabalho compartilhados estão na pauta, mas principalmente em cidades tradicionais do interior, essa cultura ainda não estava instalada. Eu coloquei ainda, porque nesse momento de recursos escassos, sentimos que o pensamento dos (as) empresários(as)  está se atualizando.

Uma estrutura física dispendiosa que consome recursos e faz com que seu serviço ou produto seja mais caro, seu lucro menor, sem mencionar toda a energia para gerenciar o espaço, já não é mais símbolo de status ou de sucesso nos dias de hoje. O que faz a diferença é a qualidade do serviço ou produto que você entrega. Então, reduzir despesas nesse momento é essencial e mostrará ao seu cliente que você está lutando com consciência.

O home office, para muitos, se mostrou uma boa saída, inicialmente imposta, mas com o passar do tempo realmente atrativa. E para outros, essa forma de trabalho não se mostrou adequada. E está tudo bem. Como evolutivamente aquele que melhor se adapta é o que sobrevive, estamos nesse processo de adaptação também para garantir a sobrevivência dos nossos negócios.

Ainda assim e independente da sua escolha, olhe para esse novo mundo a procura de possibilidades. O nosso espaço ou outro espaço de trabalho compartilhado pode ser a solução para o seu negócio, seja para ser o espaço físico da sua empresa, seja para receber seus clientes. Por mais virtual e remoto que estejamos, nada se compara ao calor humano, a uma troca de sorrisos naquele instante de estresse, a uma xícara de café com uma boa conversa para energizar e um demorado abraço. Assim nos apoiamos diariamente e quando o novo mundo se estabilizar, lembre-se disso. Estamos aqui!

 

por Michele Hoeltz, Founder do Lote

Publicação anterior: